Sou Cláudia Amorim, professora de inglês por formação. Atualmente coordeno a equipe de inglês da Escola Móbile, em São Paulo.
A tecnologia entrou na minha vida de forma mais intensa em 1996, quando comecei a trabalhar na escola Móbile e descobri a Internet...
Como educadora professora de inglês, refleti sobre o uso desta ferramenta de comunicação entre povos, e iniciei uma busca de parceiros virtuais para poder trocar informações com meus alunos do Ensino Fundamental 1. Encontrei-os na Suécia, Finlândia, Austrália, Letônia...
Em 2005, comecei a observar o uso que pré-adolescentes e adolescentes faziam da Internet. Pelo olhar observador que ecoava de minha experiência como mãe de dois adolescentes usuários das tecnologias de comunicação e informação em suas práticas cotidianas, iniciei a investigação informal da escrita dos jovens em contextos de comunicação em ambientes virtuais de mensagens instantâneas. Conversei com alguns adolescentes e deparei-me com o rico universo dos blogs pessoais criados por eles. Comecei a perceber a motivação que os jovens têm quando escrevem em seus blogs e quando se comunicam em redes sociais. Intrigava-me o imenso sentimento de obrigação e desmotivação que esses mesmos jovens tinham ao fazerem tarefas no contexto escolar. Iniciei minha reflexão acerca dos motivos pelos quais os adolescentes se dedicam aos seus blogs pessoais com tanto entusiasmo e motivação, e com frequência não realizam seus trabalhos escolares com o mesmo empenho.
Em fevereiro de 2006, como professora de inglês do Ensino Fundamental I, decidi iniciar um projeto educacional com alunos de quarta série. Nesse momento criei os meus primeiros blogs pedagógicos (4ª série A e 4ª série B), e deu-se início ao meu encantamento com o uso da ferramenta blog em contextos educacionais. A partir do envolvimento e participação de meus próprios alunos, pude perceber como essa ferramenta pode propiciar a aprendizagem significativa no contexto de ensino de língua materna ou estrangeira.
Dentro do programa de pós-graduação da Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, tinha por ideal ir em busca de um projeto de pesquisa que pudesse unir minha preocupação educacional e social, que pudesse de alguma forma mudar alguma realidade social que necessitasse de um olhar criativo e transformador. Foi quando conheci um grupo de crianças de jovens, leitores assíduos da BibliotecaBelmonte, em São Paulo e iniciei minha investigação sobre a construção de conhecimento por meio de blogs pedagógicos.
Acredito na utilização de ferramentas de aprendizagem colaborativa para a construção de conhecimento. Blog como ferramenta de autoria.
Pergunto a você, leitor de nosso blog, como podemos, por meio de blogs pedagógicos, como podemos, por meio da inserção do uso de blogs pedagógicos, tornar a aprendizagem mais centrada no aprendiz e nas necessidades de ações compartilhadas e cooperativas? Cooperativas, no sentido de operar com outros. Uma forma de aprender com mais participação dos aprendizes, com objetivos comuns, mediada, em alguns momentos pelo educador, e em outros, pelos próprios aprendizes.
Sinta-se à vontade para escrever comentários. Desta forma, iniciaremos um diálogo reflexivo acerca do uso de blogs pedagógicos como ferramenta de autoria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário