O uso de blogs na educação vem de encontro ao desejo inicial de Tim Berners-Lee, o criador da World Wide Web, em 1989. Berners-Lee concebeu a rede como um meio colaborativo.
A ferramenta blog mudou o conceito da web, pois abriu-se a possibilidade de autoria. Atualmente milhões de pessoas com acesso à Internet têm a possibilidade de adicionar e publicar conteúdos online sem a necessidade de conhecimento de linguagem de programação. Nossa relação com a web também está sendo alterada, pois atualmente temos um papel mais ativo no uso da tecnologia ao nosso alcance. Blogs possibilitam o uso da Internet de uma forma mais colaborativa, pois eles encorajam o leitor a pensar e a interagir com o texto escrito.
O uso da tecnologia como ferramenta de autoria traz a tona uma discussão sobre novas formas de letramento digital. Ser letrado não mais se aplica somente as habilidades de saber ler ou escrever, e sim, a capacidade de decodificar e utilizar artefatos eletrônicos.
Blogs Pedagógicos, em sua maioria, são espaços de registro e reflexão apenas. O grande desafio na inserção de blogs em contextos pedagógicos é utilizá-lo como reflexão e espaço de autoria do aluno.
Este blog é um espaço de reflexão e interação criado por Cláudia Amorim, Luciana Utsumi e José A. Netto, durante o curso Web Colaborativa Aplicada à Educação, do Senac (Setembro/Outubro 2011).
Nenhum comentário:
Postar um comentário