Olá, eu sou a Luciana, e juntamente com meus colegas autores desse BLOG, me proponho a dialogar com vocês sobre as abordagens teórico-práticas que fazem parte das nossas experiências profissionais, bem como da nossa constituição como profissionais das práticas educativas em seus diferentes contextos de atuação e em diferentes áreas do conhecimento. Essa é a riqueza desse espaço de interação e de autoria: a possibilidade de compartilhar conhecimentos e de construir nossa comunidade virtual de aprendizagem!
Sou professora há 14 anos e fui construindo minha identidade profissional em diversos espaços e processos educacionais: professora do Ensino Fundamental (anos iniciais), coordenadora pedagógica da educação básica e de curso de graduação, professora de graduação e pós-graduação lato sensu, professora-tutora e professora temática de cursos de EAD. A partir das experiências vivenciadas e dos estudos continuados, faço algumas considerações iniciais sobre a formação profissional do professor.
É preciso mais do que bagagem teórica para ser um bom professor, já que a didática é um campo do conhecimento específico na e para a formação de professores. Além das competências para ensinar, o bom professor precisa, a meu ver, articular outras habilidades e ações na esfera do "saber-fazer" para garantir a eficiência no processo de ensino-aprendizagem. Precisa saber ou aprender a lidar com conflitos em sala de aula, gerenciar as diferenças sem deixar se seduzir pelos estereótipos, saber criar espaços de aprendizagem, saber avaliar e se auto-avaliar, saber para quê? para quem? como dado conteúdo será desenvolvido?, dentre outros aspectos que permeiam o fenômeno educativo. "Na prática, a teoria é outra!" Tal afirmação, talvez um "grito de socorro" daqueles que a enunciam, vem ao encontro da necessidade de entrar nesse "interjogo de ação e reflexão" de modo que possamos identificar as lacunas da teoria na prática e vice-versa, num movimento constante de superação dessa falsa dicotomia através da pesquisa, da experiência na profissão docente, da articulação das diferentes ciências para a construção de uma práxis educativa, onde a teoria e a prática andam juntas, cada qual com a sua especificidade. Difícil??? Muito!!!!! Pois somos seres em construção, inacabados, em busca de bases filosóficas, antropológicas, históricas, psicológicas e sociológicas que possam conferir cada vez mais coerência entre o que se diz (teoria) e o que se faz (prática).
E você, concorda com essa reflexão? O que mais acha importante considerar na formação profissional de professores?
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