terça-feira, 20 de setembro de 2011

Relato de experiência profissional: iniciação científica no ensino superior (por Luciana)

Desde 2007, durante 3 semestres consecutivos ministrei a disciplina de Metodologia Científica para os cursos de graduação e pós-graduação de uma das faculdades onde trabalho como docente. Há uma resistência bastante notável por parte dos alunos em relação aos conteúdos dessa disciplina, principalmente no que se refere às Normas Técnicas necessárias para a configuração de um trabalho acadêmico-científico. Utilizei aulas expositivas para o desenvolvimento dos fundamentos da pesquisa científica, assim como para a apresentação das etapas da investigação científica. Percebi o quanto tais momentos eram maçantes quer para os alunos quer para mim como professora, o que ressaltava a natureza da disciplina. Neste contexto, pensei sobre a questão da validade de uma aprendizagem, já que esta é primordial para a sua própria eficácia, pois é preciso que essa aprendizagem seja realmente legítima para os alunos, a fim de que seja permitida e propiciada pelos responsáveis, no caso, a mim como professora. A partir desse quadro, busquei utilizar diferentes recursos pedagógicos como mídias, músicas, filmes, documentários, livros, artigos de revistas e notícias de telejornais para ilustrar os conteúdos em desenvolvimento, dinamizando as aulas. Propus a realização de seminários por parte dos alunos, em grupos, assim como a escrita de resenhas críticas e resumos, de modo a exercitar nos alunos alguns procedimentos de escrita científica. Lancei uma proposta em 3 turmas de 3 diferentes cursos – licenciaturas em Letras e Matemática e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas – de elaboração de uma resenha acerca dos livros indicados para leitura e conteúdo de prova, sendo que escolheria 1 resenha de cada turma, ou seja, a melhor resenha de cada turma. Após a definição dos alunos representantes de cada turma que escreveram as melhores resenhas, indiquei-os a publicarem seus textos na revista eletrônica da faculdade resenhas da revista eletrônica ACADEMOS-FAINAM, incentivando-os a comunicação e construção de conhecimento científico. O lançamento desta edição da revista contou com a presença dos alunos representantes e de seus respectivos colegas de turma, que puderam prestigiar os colegas e verificar que houve um reforço positivo do esforço de cada um deles em sua iniciação científica. Segundo as explicações de Bandura, o reforço recebido por um sujeito pode ter um efeito sobre os demais componentes do grupo, que passarão a imitá-lo com o objetivo de também receberem o mesmo reforço. Trata-se de um reforço vicariante, ou seja, que acontece sobre um indivíduo separadamente, mas que tem o poder de ação sobre todos os outros. A característica social aparece, se bem que de modo muito restrito, na medida em que as aprendizagens serão obtidas não por um reforço diretamente incidente sobre sua própria ação, mas sobre a ação de uma outra pessoa. Além desta proposta, os alunos também pesquisaram temas referentes ao “Ano Internacional do Planeta Terra” (2008) e escreveram uma síntese da pesquisa bibliográfica realizada por cada grupo. Propus que os grupos que quisessem apresentassem a pesquisa teórica realizada num evento acadêmico da faculdade, sob a forma de comunicação oral. Assim, os alunos que se inscreveram no evento puderam vivenciar a comunicação de idéias em âmbito científico, bem como puderam identificar os conteúdos da Metodologia Científica em experiências práticas no decorrer do processo de ensino e de aprendizagem. A partir dessas vivências, percebi que os alunos identificaram a importância e a função desta disciplina em suas vidas como alunos-pesquisadores... Segundo Maria Judith, trata-se do fato de que a aprendizagem provoca sempre uma mudança no comportamento dos sujeitos que aprendem de forma significativa, relativa a algo novo em comparação com tudo o que é originalmente parte integrante do sujeito. Como pôde ser observado nas duas propostas de atividades antes descritas, houve uma mudança na percepção dos alunos em relação a esta disciplina em sua formação. Certamente algumas condições são imperativas para que um processo de aprendizagem tenha sua realização possibilitada. Fazer acontecer um processo de aprendizagem é algo complexo, mas as evidências mostram que tem sido possível. Relatei exemplos de situações didáticas em que o sujeito parte para uma tentativa de aquisição da aprendizagem de algo específico e, depois, mostra o resultado positivo de seu trabalho. Tive o privilégio e a satisfação de observar os meus alunos conduzindo suas experiências, elaborando suas atividades e adquirindo novas capacidades para verificar suas reais possibilidades de aprendizagem. Não é preciso ter um conhecimento de especialista para que identifiquemos a realização de um processo de aprendizagem e, se o identificamos, é porque ele foi possível. Foi uma experiência gratificante!

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